Propósito de marca: porque marcas são muito maiores do que empresas

O que faz marcas serem maiores do que sua soma material? O segredo está no propósito de marca. Descubra o que faz organizações consolidadas serem muito mais do que suas vendas.

Primeiramente, você sabe o que é propósito de marca?

Bom, vou imaginar que sua resposta foi não (daqui fica meio difícil de ouvir, perdão).

A resposta simples é: o propósito de uma marca é a razão da sua empresa, o porquê dela existir.

É isso, muito obrigado por ler até aqui, até mais e nos siga nas redes para…

(Aiai humor e piadas kkkk)

Mas agora falando sério: a resposta objetiva de fato é essa, mas se o assunto fosse simples não existiriam textos sobre ele. Perguntas que não são simples não podem ser respondidas com respostas simples.

A verdade que guia essa questão do propósito é: empresas são substituíveis, marcas não. O que diferencia um empreendimento de uma marca é o fato de que estas são únicas; os serviços e produtos dela podem até ser substituíveis, mas os valores que formam a base dela não.

Foi se o tempo em que bastava uma empresa vender e isso bastava para ela garantir sua existência no longo prazo.

É sobre reconhecer o fator humano

Vivemos em uma época mais humanista, na qual não se dá mais para ignorar o fato de sermos um amontoado de pessoas em um mundo difícil, cheio de problemas mas que amamos. E esse aspecto social se traduz para a consciência dos consumidores sobre as empresas.

Propósito de marca tem a ver com a humanização das empresas em uma mensagem, valores e questões mais subjetivas (no sentido de não concretas em um primeiro momento) sobre a existência daquela instituição. Isso independente, ou melhor, de forma complementar ao que ela presta de produto e serviço ao seu público.

É a forma de demonstrar a consciência de que organizações não são robôs gigantes que se movem sozinhos, e sim de que há Power Rangers por trás desses robôs, com origens, obrigações e responsabilidades.

E então esses robôs se juntam e formam outros robôs, que nada mais são do que uniões ainda maiores de Power Rangers, estes que, aliás, não são só Power Rangers, e sim simples adolescentes, com sentimentos de adolescentes, revoltas de adolescentes, problemas, histórias e a vontade de lutar por um ideal de mundo e sociedade.

Organizações são Megazords, e Megazords não se movem sozinhos, nem estão inseridos no vácuo. Eles têm um propósito: proteger a humanidade dos vilões. E não só esse propósito é uma amálgama que motiva o trabalho dos heróis por trás deles, como é o que motiva o público a apoiar e ajudar os Power Rangers.

(fim da viagem no tempo…)

Enfim, vale lembrar que propósito de marca é diferente de missão, valores ou visão de uma empresa, mesmo que todos sejam complementares.

O propósito é a razão da existência daquela organização, sua essência.

  • Os valores são a forma que vocês vão agir para honrar esse propósito. 
  • A visão é o que se pretende no futuro da empresa, qual vai ser o resultado de se empenhar nesse propósito. 
  • A missão é o que vocês fazem de forma concreta na rotina da empresa, o que será entregue para todos que apoiam essa motivação fora da organização (sejam parceiros ou clientes).

Enfim, o propósito em si é a causa, ao mesmo tempo que a síntese desses elementos.

Mas por que um propósito de marca é tão importante?

Me diga: você prefere comprar um celular ou um aparelho de tecnologia de ponta no qual a intenção era unir “talento e tecnologia na devoção de criar produtos e serviços superiores que contribuam para a melhora da sociedade global”? Ou então o smartphone de uma empresa “dedicada a enriquecer o cotidiano das pessoas”?

O consumo é uma parte gigantesca e onipresente no nosso mundo, é impossível não consumir, portanto cada vez mais as pessoas querem que seu consumo ao menos demonstre algo sobre o que elas acreditam que deve ser um mundo melhor.

As pessoas estão cada vez mais conscientes sobre o tanto de coisa no mundo que “não é tão legal”, e cada vez mais preocupadas com o futuro do planeta e da humanidade. Elas querem consumir algo que reflita isso, feito por empresas que reconhecem e acreditam na mesma coisa que elas.

Algumas razões básicas para se ter um propósito definido são:

  • Porque você precisa de propósito: além do fato de todo mundo precisar pagar as contas, por que você faz o que faz? Existe algum motivo específico que te faz achar que aquilo vale a pena, um motivo para as pessoas unidas sob aquele teto estarem fazendo exatamente aquilo, ao invés de outra coisa. Nós precisamos de razão para seguir em frente sempre, e honrar essa razão é crucial para… bom, basicamente tudo que se faz na vida.
  • Porque você quer vender mais (e sempre): sem um propósito, você está apenas vendendo algo ou algum serviço que as pessoas podem precisar. O consumidor precisa daquilo, e você fornece, porém há uma quantidade considerável de concorrentes que oferecem basicamente aquela mesma coisa. Sem propósito, não há motivo significativo para seu público escolher você. Quando há propósito, há motivo, há uma identificação, e há pessoas que por isso vão escolher você, e sempre você.
  • Porque você quer um time forte: é difícil se sentir motivado, “vestir a camisa da empresa” quando não se acredita no que faz. O time da sua empresa também funciona dessa forma. Quando todos ali acreditam que fazem algo por uma razão, a coesão e a motivação de produzir em direção àquilo aumenta e não se perde. Um time forte é uma empresa forte.
  • Porque você quer consumidores fiéis: hoje, mais do que nunca, é importante possuir um público que se importe com o que você faz, é importante o tal do engajamento. Não só o engajamento do público influencia nas ferramentas digitais do seu marketing (redes, anúncios, etc.), como ele multiplica a eficiência do próprio propósito e a motivação da organização, uma vez que ninguém quer produzir algo que não seja valorizado.

Nada mais importa: tenha um propósito

Não importa o tamanho da sua empresa, pequena, média, grande ou mesmo individual: tenha um propósito de marca.

E não é difícil, se sua empresa existe, e por trás dela existem pessoas, se você existe, algum propósito já está lá, basta encontrar e alinhar ele. 

Mesmo se não sabemos ou pensamos nisso o tempo todo, todos têm um propósito, e o mesmo vale para sua organização. Sempre há um motivo, uma razão, uma essência para fazermos o que fazemos.

Aliás, você já tem o propósito, basta mostrar ele.


Entendeu porque o propósito da marca é importante? Mais ainda, acreditamos na Soleil que o propósito é crucial para o sucesso e longevidade de uma empresa. É por isso que estamos aqui, dá até pra dizer que é o nosso propósito (quer dizer, um dos).

Estamos aqui para edificar empresas, pessoas e sonhos. Quer saber como podemos te ajudar a encontrar seu propósito e lançar ele para o mundo? Fale com a gente e vamos juntos (e não se esqueça de nos acompanhar aqui e nas redes, garantimos que isso já vai te ajudar muito)!